Valores são para toda a vida!

Técnico Informática

O Colégio de Aplicação Ferreira de Almeida tem a satisfação de comunicar que está em pleno funcionamento o curso Técnico em Informática concomitante ao ensino médio. Com este curso, nosso aluno recebe uma formação teórico-prática completa, com base nas necessidades do mercado. Profissional com sólida base de conhecimentos tecnológicos, capacidade gerencial e de adaptação a novas situações. Postura ética pessoal e profissional, constituem o perfil do nosso aluno, o que lhe permite estar atento aos avanços tecnológicos, proporcionando a permanência no mercado de trabalho e o acesso a novos desafios. Nossa escola pode desfrutar de um ambiente salutar, onde caminham juntos a educação e a tecnologia, como pode ser comprovado através de nosso laboratório de informática com acesso em banda larga e a utilização de ferramenta de apoio ao desenvolvimento educacional. Ao término do curso o nosso aluno e futuro profissional estará apto a desenvolver as atividades de criação de um projeto de automação comercial com ênfase em uma linguagem de programação orientada a objeto. Além disso, o técnico em informática é capaz de realizar atividades de suporte e manutenção de sistemas, incluindo hardware e software, sendo por vezes empregado na área de treinamento de pessoal.

Quanto ao mercado de trabalho, o profissional de informática encontra colocação profissional em:

• Escritórios de empresas públicas e privadas;
  • Lojas especializadas em produtos tecnológicos;
  • Escolas e cursos;
  • Empresas de desenvolvimento de soluções em informática;
  • Área Militar (EAGS e CAP – Concurso específico para Técnicos em Informática).

– Como autônomo, pode ainda prestar serviço de manutenção e redes de computadores e criação de sistemas.

Competências Profissionais Básicas:

• Participar da construção de sistemas a partir de uma documentação previamente elaborada pelo Analista de Sistemas, podendo inclusive, contribuir na concepção e no desenho do mesmo;
  • Elaborar manuais de instalação e operação de programas para computador;
  • Elaborar listas para compra de equipamentos e suprimentos de Informática;
  • Dar suporte ao usuário, implantando aplicativos e utilitários, tirando dúvidas e orientando os mesmos;
  • Instalar, operar e dar manutenção em redes locais de computadores de pequeno e médio porte;
  • Montar um computador pessoal, instalando e configurando todos os componentes de software e hardware;
  • Lecionar cursos de aplicativos e sistemas operacionais a pessoas interessadas em operar o computador.