EXPO MEIO AMBIENTE 2023

ALUNOS DO CAFA TEEN PROMOVEM TRABALHOS RELACIONADOS AO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

No dia 26 de junho de 2023, o Colégio de Aplicação Ferreira de Almeida – CAFA – deu continuidade à Expo Meio Ambiente 2023, dessa vez destinada a pais e alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio do colégio. O evento ocorreu durante os turnos da manhã e da tarde no CAFA Teen e reuniu cerca de 300 pessoas, que se revezaram entre as exposições de trabalhos dos alunos. Essa foi a segunda etapa da Expo. A primeira etapa aconteceu nos dias 16 e 17 de junho somente para pais e alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental do CAFA. 

A Expo Meio Ambiente 2023 teve como objetivo exibir atividades referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. A proposta era conscientizar não só os pais, como também os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente. Com trabalhos bem diversos que envolviam até mesmo um debate entre alunos do 3º ano do Ensino Médio, os alunos do CAFA puderam chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que, para muitos, são considerados inesgotáveis.

Os projetos da Expo Meio Ambiente 2023 foram criados e produzidos pelos próprios alunos ao longo de todo o 2º bimestre, com supervisão de seus professores. Cada turma se dividiu de acordo com a quantidade de alunos e, em grupos, expuseram seus projetos, considerados pelo público criativos e bem ousados. Veja a seguir como foi: 

O 6º ano do turno da manhã foi dividido em seis grupos, cada um ficou responsável por um dos temas a seguir: tipos de mistura – experimentos homogêneos e heterogêneos; reciclagem e reuso; estação de tratamento de água; separação de materiais e líquidos; poluição por plástico; e estação de tratamento de esgoto.
Já o 6º ano do turno da tarde se dividiu em dois grupos e cada um ficou responsável pelos temas “vulcanismo” – com direito a explosão programada para que ninguém perdesse o efeito especial – e “biosfera terrestre”.
No 7º ano do turno da manhã, pais e alunos puderam observar trabalhos de seis grupos diferentes. São eles: agropecuária; biopirataria; pantanal; agroindústria; bioma do cerrado; e bioma da Amazônia.
Enquanto isso, no 7º ano do turno da tarde, os alunos resolveram abordar os Biomas Brasileiros divididos em dois grupos: Mata Atlântica e Caatinga.
Dividida em quatro grupos, a turma do 8º ano abordou temas sociais e ambientais de oito países: Cuba, Burundi, Egito, Haiti, México, Madagascar, Bahamas e Marrocos.
Os alunos do 9º ano se dividiram em quatro grupos e abordaram temas diversos, como: energia renovável; poluição no mar; desperdício de alimentos e poluição; motor elétrico.

Os temas das turmas do Ensino Médio para a Expo Meio Ambiente 2023 foram mais complexos. Logo, os alunos precisaram se empenhar mais para abordar assuntos de grande importância para o meio ambiente.

A turma do 1º ano do Ensino Médio, por exemplo, se dividiu em cinco grupos. O primeiro trabalhou o tema “Riscos gerados através dos produtos químicos de limpeza”; o segundo grupo entregou um trabalho com o assunto “O que o os consumidores podem fazer para diminuir a exposição aos agrotóxicos presentes nos alimentos”; já o terceiro grupo também falou sobre o “Vulcanismo”; o quarto grupo tratou da “Destruição da camada de ozônio; e o último grupo abordou o tema “Ecoplástico”.
Os alunos do 2º ano do Ensino Médio trouxeram para seus trabalhos temas relacionados à sustentabilidade e a fontes de energia. Divididos em quatro grupos, a turma abordou os seguintes assuntos: casa autossustentável; construção e explicação de uma usina eólica (energia limpa e renovável); funcionalidades de uma usina nuclear; e motor a combustão sustentável.
A turma do 3º ano, no entanto, não realizou exposição de trabalhos. Os alunos do último ano do Ensino Médio resolveram se dividir em três grandes grupos e fizeram um debate sobre usinas nucleares, com foco na Usina Nuclear de Angra 3. Enquanto o grupo 1 defendeu a finalização da Usina de Angra 3, o grupo 2 argumentou contra o projeto. O grupo 3 ficou responsável por votar contra ou a favor do projeto, se baseando na discussão dos dois primeiros grupos. O debate foi assistido por professores, a diretora do CAFA Marcia Cristina, alunos e pais.

A Expo Meio Ambiente 2023 foi um verdadeiro sucesso. Todos os alunos se envolveram por completo e seus professores ficaram satisfeitos com o que viram durante os dias de evento. A expectativa agora é para a Feira Cultural do CAFA, que acontecerá em outubro. Até lá, os alunos do colégio já estarão mais preparados para apresentar novos projetos.